Posto Smile 550×100
PREFEITURA  DE  SORRISO
Início Cidades Sorriso Agosto Dourado: Unidades de saúde de Sorriso reforçam as orientações sobre a...

Agosto Dourado: Unidades de saúde de Sorriso reforçam as orientações sobre a importância do aleitamento materno

0

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, as unidades de saúde mantêm as orientações e o acolhimento as gestantes e puérperas. As ações ganham ainda mais destaque neste mês de agosto, conhecido como mês do Aleitamento Materno,  que tem como símbolo o Agosto Dourado.

“Durante todo ano é desenvolvido, nas nossas unidades, as orientações com as gestantes e as mães sobre a importância da amamentação. Neste mês nós intensificamos as orientações e as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Melissa do Carmo Vilela.

O aleitamento materno é indicado como alimento único e suficiente nos primeiros seis meses de vida do bebê, após esse período pode-se acrescentar uma alimentação suplementar. Os benefícios do aleitamento refletiram durante a vida toda.

“Sempre reforçamos a importância de amamentar, não só para o bebê, que previne várias doenças, fortalece o desenvolvimento e o sistema imunológico, previne o diabete, e isso gera menos gasto com medicamentos, mas também os benefícios para as mães, pois já está provado que as mães que amamentam têm menos possibilidade de desenvolver câncer de mama. Então são benefícios para a família toda, que vem através da  amamentação”, explicou o médico pediatra Roberson Menegotto.

Segundo a enfermeira  e doula, Gizele Monego, as dificuldades em amamentar são das mães de primeira viagem.

“Normalmente que tem mais dificuldade na amamentação são as mãezinhas de primeira viagem, mas com as técnicas certas de pega do peito pelo bebê, da posição correta de amamentar e de que forma fortalecer esse vínculo entre mãe e bebê tudo dará certo e crescerá um bebê saudável. Todas essas instruções são fornecidas gratuitamente pela rede de saúde em Sorriso”, afirmou ela.

Fonte: Adriano Carneiro – Assessoria