A prefeitura de Cláudia interditou, por tempo indeterminado, a ponte de madeira sobre o rio Azul, localizada na MT-429, rodovia estadual que liga o município a Marcelândia, no norte de Mato Grosso. A medida foi adotada após a constatação de risco iminente de colapso estrutural provocado pelo aumento do nível do rio em razão das fortes chuvas que atingem a região.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Valdenice Galelli, uma vistoria técnica foi realizada após o município ser informado da situação. “Fomos acionados pela Secretaria de Administração e, junto com o engenheiro civil, confirmamos que a ponte não tem mais condições de trafegabilidade. A interdição é necessária para evitar qualquer acidente ou risco à população”, explicou.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a MT-429 é de responsabilidade do Governo do Estado. O município elaborou relatório técnico e fotográfico, por meio do departamento de engenharia, e encaminhou o material à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Mesmo sendo uma rodovia estadual, a prefeitura adotou medidas emergenciais para impedir a passagem de veículos e preservar vidas.
Em nota, a administração municipal informou que a interdição tem caráter preventivo e que todas as providências cabíveis foram tomadas. A passagem permanecerá bloqueada até que haja avaliação e solução por parte do Estado.
A previsão do tempo indica que o problema pode se agravar. Dados do instituto Climatempo apontam 86% de chance de chuva em Cláudia nos próximos dias, com possibilidade de temporais, o que mantém o alerta para moradores, motoristas e produtores rurais que utilizam a via para deslocamento e escoamento da produção.
