Início Cidades Sorriso Fiscalização do Procon encontra falhas em postos e revendas de gás em...

Fiscalização do Procon encontra falhas em postos e revendas de gás em Sorriso

0

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o Procon de Sorriso realizou uma operação de fiscalização em cumprimento a ordens de serviço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A ação teve como foco verificar a qualidade dos combustíveis, o volume entregue nas bombas, as condições dos equipamentos e a regularidade documental das empresas.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Ao todo, três postos de combustíveis e três revendedoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) foram vistoriados. Nos postos, os fiscais analisaram 48 bicos de abastecimento e encontraram irregularidades mecânicas em duas bombas, que forneciam menos combustível do que o indicado. Uma foi interditada e a outra passou por manutenção imediata, sendo liberadas somente após testes de aferição.

Em um dos estabelecimentos também foram apreendidos cerca de 40 litros de óleo lubrificante vencido — alguns produtos estavam fora do prazo de validade há mais de três anos — além de fluidos automotivos impróprios para comercialização. Já o terceiro posto vistoriado não apresentou problemas.

Nas revendas de gás, os fiscais identificaram falta de balança certificada pelo Inmetro em um endereço e alertaram sobre extintores próximos do vencimento. Em outro local não houve irregularidades. Já em um depósito no bairro Novo Horizonte II foi constatada situação de abandono, considerada infração grave, sendo lavrados autos encaminhados à ANP.

Segundo o Procon, como a atividade é regulada por órgão federal, cabe à União aplicar possíveis penalidades. O diretor do órgão destacou que todas as inconformidades verificadas foram corrigidas após a fiscalização.

A operação faz parte de um acordo de cooperação entre o município e a ANP, renovado em 2024, que permite ao Procon atuar na fiscalização, levantamento de preços e acompanhamento do mercado de combustíveis, reforçando a proteção ao consumidor e o combate a práticas irregulares.