Início Agronegócio Aprofir apresenta Projeto Irrigação Legal em reunião com Sama de Sorriso

Aprofir apresenta Projeto Irrigação Legal em reunião com Sama de Sorriso

0
Foto Assessoria

A iniciativa visa mapear pivôs de irrigação e auxiliar produtores rurais na regularização ambiental de suas propriedades

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) se reuniu nesta semana com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Sorriso para apresentar o início às atividades do Projeto Irrigação Legal – Polo Sorriso, iniciativa que visa mapear pivôs de irrigação e auxiliar produtores rurais na regularização ambiental de suas propriedades.

Estiveram presentes na reunião o gerente territorial e representante da Aprofir, Claudiney da Silva Oliveira, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Clóvis Picolo Filho, e os integrantes da equipe técnica da Sama, Diogo Tsutomu Uchimura e Juliano Mezzalira.

No encontro, a equipe da Aprofir foi apresentada oficialmente ao secretário e aos técnicos da Sama, ocasião em que foram discutidos os termos de cooperação técnica entre as instituições, o que marca o início das atividades da Aprofir juntamente com a Sama no Projeto “Irrigação Legal”, e a organização da base de dados dos profissionais cadastrais do município.

Também foram debatidas as necessidades dos produtores rurais e irrigantes que recebem desconto na tarifa de energia elétrica, com destaque para a importância de ficarem atentos ao recadastramento obrigatório junto à Energisa. O procedimento é fundamental para a manutenção dos incentivos tarifários e fiscais concedidos ao setor.

De acordo com o presidente da Aprofir, Hugo Garcia, o projeto atua como um mutirão para destravar processos de licenciamento ambiental e outorga de uso da água. “A gente parte do entendimento de que há uma situação de muita irregularidade no estado em termos de licenciamento. Queremos identificar onde estão os problemas, seja no produtor, no técnico ou no órgão público, e ajudar a encaminhar soluções”, explicou.

O levantamento inicial já identificou 237 pivôs de irrigação em Sorriso, responsáveis pela irrigação de grandes áreas de lavoura. A ação está sendo realizada em parceria com a Sama e órgãos estaduais, por meio de cruzamento de dados digitais e visitas às propriedades. O objetivo é verificar quais produtores estão em conformidade legal e oferecer suporte àqueles que ainda precisam se regularizar.

O técnico Claudiney Oliveira, que está à frente dos trabalhos no município, falou da importância da união de esforços. “A proposta do Irrigação Legal é justamente unir forças. Estamos mapeando a situação atual dos pivôs e auxiliando os produtores para que possam regularizar seus projetos com mais agilidade e segurança jurídica”, afirmou.

“Nossa presença cada vez mais firme na região mostra que queremos ser referência para o produtor local, oferecendo apoio técnico e institucional”, completou Claudinei.

Viagem a Brasília

Ainda nesta semana, o presidente Hugo Garcia cumpre agenda em Brasília, onde participou de reunião com a secretária adjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Flávia Rodrigues, e representantes da Academia Chinesa de Pesquisa de Gergelim.

“Viemos mostrar que estamos trazendo materiais novos para o mercado brasileiro. A Aprofir, junto à Imafir, está focada no desenvolvimento tecnológico da cultura do gergelim para atender especialmente os produtores de Canarana, que são nosso grande foco”, afirmou Hugo.

Capacitação em Goiânia

Paralelamente, sete integrantes da equipe técnica da Aprofir participam de uma capacitação em irrigação agrícola na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA-UFG), em Goiânia (GO), entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025.
O treinamento inclui dois cursos presenciais: “Irrigação por aspersão convencional” e “Irrigação localizada (gotejamento e microaspersão)”, com aulas teóricas e práticas das 8h às 17h. Participam Josiane Dourado, William Ribeiro, Pedro Francisco, Paulo Mascaro, Lucas Carvalho, Eduardo Balbinot e Adaan Sudário.

Segundo o diretor executivo da Aprofir, Afrânio Migliari, a capacitação representa um investimento direto na qualificação técnica da equipe. “Nosso propósito é garantir que a equipe esteja preparada para oferecer soluções eficientes e sustentáveis aos produtores, fortalecendo o uso racional da água e a produtividade agrícola”.