Início Cidades Mato Grosso Mato Grosso registra queda nas mortes no trânsito em setembro, mas número...

Mato Grosso registra queda nas mortes no trânsito em setembro, mas número total no ano ainda preocupa

0
Foto Arquivo

Um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgado nesta segunda-feira (21), revela que 82 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Mato Grosso no último mês, representando uma queda de 27,4% em comparação a agosto, quando foram registradas 113 mortes nas rodovias e vias urbanas do estado.

Apesar da redução mensal, o cenário geral ainda inspira atenção. Nos nove primeiros meses de 2025, o estado já contabiliza 736 vítimas fatais no trânsito número 4,69% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram 703 mortes.

Entre os municípios com mais registros em setembro, Cuiabá lidera com 10 mortes, seguida por Rondonópolis, com seis, e por Confresa, Sorriso e Várzea Grande, com quatro cada uma. Em cidades de porte médio, como Colíder, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, foram duas vítimas em cada. Já Sinop registrou um óbito no período.

O relatório também aponta que a média diária de mortes nas vias mato-grossenses é de três pessoas, evidenciando a gravidade dos acidentes de trânsito no estado. A maioria das vítimas era homem (63 casos), enquanto 18 eram mulheres e uma pessoa não teve o sexo informado.

Especialistas em segurança viária reforçam que a redução no número de mortes é positiva, mas o aumento no acumulado do ano demonstra que a imprudência e o excesso de velocidade continuam entre as principais causas dos acidentes fatais. O governo estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), tem intensificado ações de fiscalização, campanhas educativas e operação Lei Seca para tentar conter a escalada da violência nas ruas e rodovias.