Início Cidades Sorriso Polícia Militar frustra ação do Comando Vermelho que distribuiria doces e refrigerantes...

Polícia Militar frustra ação do Comando Vermelho que distribuiria doces e refrigerantes a crianças no Dia das Crianças em Sorriso

0

Uma operação da Polícia Militar, realizada nesta quinta-feira (9), no bairro Boa Esperança, em Sorriso (MT), impediu uma ação criminosa articulada por membros do Comando Vermelho, que planejavam distribuir centenas de kits de doces e refrigerantes a crianças durante o feriado do Dia das Crianças, neste fim de semana.

De acordo com o tenente-coronel Vitor Hugo, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, a distribuição seria financiada com recursos provenientes do tráfico de drogas. Durante a abordagem, as equipes localizaram mais de 300 kits de doces, mais de 100 refrigerantes e uma quantidade de entorpecentes que também foram apreendidos. Duas pessoas foram presas.

“A gente tem informações de que todo esse material estava sendo utilizado pelo Comando Vermelho, comprado com dinheiro oriundo do tráfico de drogas, com o objetivo de, de maneira indireta, cooptar essas crianças e a comunidade. É uma ação criminosa disfarçada de ação social”, afirmou o tenente-coronel.

Segundo o oficial, a facção planejava organizar uma distribuição coletiva, em um ponto do bairro, para entregar os produtos à população, numa tentativa de ganhar apoio e simpatia da comunidade local.

“Essa é uma estratégia muito comum entre as facções, que realizam pequenas ações sociais com o intuito de angariar apoio e aproximar jovens e crianças da criminalidade”, explicou Vitor Hugo.

O comandante ressaltou que o serviço de inteligência da Polícia Militar foi essencial para o sucesso da operação. Após denúncias anônimas, os militares realizaram diligências e flagraram os suspeitos preparando o material que seria entregue à comunidade.

“A Polícia Militar tem um trabalho de inteligência muito forte aqui no 12º Batalhão. As informações chegaram por meio de denúncia, e rapidamente conseguimos agir. As duas pessoas presas não quiseram colaborar, mas a materialidade está toda comprovada”, completou o tenente-coronel.

Todo o material apreendido doces, refrigerantes e drogas foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sorriso, onde o caso será investigado. A ação reforça o compromisso da PM em impedir o avanço das facções criminosas e proteger a comunidade, especialmente as crianças, de práticas que tentam mascarar o crime com supostas ações sociais.