O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, foi destaque nesta segunda-feira (08) no Lide Brazil Development Forum 2025, realizado em Washington (EUA). Em sua fala, ele reforçou que o Estado se consolidou como referência nacional e internacional em produção sustentável, ao mesmo tempo em que executa o maior pacote de infraestrutura do Brasil.
Segundo Pivetta, Mato Grosso já atingiu a marca de 6.000 quilômetros de asfalto novo e mantém investimentos robustos em logística e inovação. “Mato Grosso é um pedaço do Brasil que tem dado muito certo. Produzimos 110 milhões de toneladas ao ano, preservamos 60% do território, utilizamos 92% de energia limpa e ainda temos espaço para crescer”, destacou.
O vice-governador ressaltou que o Estado é um gigante em oportunidades, com potencial para expandir cadeias produtivas de suínos e aves, além de já abrigar 18 usinas de biodiesel, 12 de etanol de milho e outras seis em construção. “Temos toda a base alimentar necessária e um ambiente favorável a investimentos”, disse.
No campo da logística, Pivetta lembrou que Mato Grosso investe cerca de 20% de sua receita em infraestrutura. Apenas em rodovias, o governo constrói em média mil quilômetros por ano e já entregou mais de 300 pontes de concreto. Além disso, foi pioneiro ao implantar a primeira ferrovia estadual do Brasil, com 743 quilômetros de trilhos da Ferronorte.
Outro avanço destacado foi a BR-163, principal rota de escoamento da produção. A concessão da rodovia foi assumida pelo Governo do Estado, em uma solução histórica. “Já duplicamos 100 quilômetros e até 2027 teremos a obra concluída”, reforçou.
Pivetta também frisou que Mato Grosso mantém as contas públicas equilibradas desde 2020 e segue um plano estratégico até 2035, focado em sustentabilidade. “Nosso compromisso é zerar as emissões de carbono e investir cerca de R$ 80 bilhões nos próximos dez anos”, afirmou.
O painel “Agribusiness and Sustainability – O Agro e a Contribuição à Sustentabilidade no Brasil” também contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do CEO do LIDE, João Doria Neto; e foi moderado por Carlos Marques, Head do LIDE Conteúdo. O evento teve como anfitrião o presidente do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira.

