Manejo, sanidade e qualidade do campo à mesa do consumidor
Criação de frango de corte, caipira ou comercial, um negócio rentável, mas que, assim como qualquer outro, necessita de um bom planejamento e de acompanhamento técnico para ser implementado com êxito. Em Sorriso, esse tem sido o caminho percorrido por dezenas de produtores atendidos pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).
Aliás, é com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o tema que a secretaria realiza nesta sexta-feira (15), a partir das 15h, no Assentamento Jonas Pinheiro, o ciclo de palestras “Os desafios da avicultura na agricultura familiar: Manejo, sanidade e qualidade do campo à mesa do consumidor”.
“Na prática da avicultura, seja ela em grande escala ou familiar, que é o caso dos produtores atendidos pela Semasa, o manejo adequado do lote de produção é fundamental por influenciar diretamente no resultado da produção e no impacto financeiro, seja com efeito positivo ou negativo. Caso seja feito o manejo incorreto no lote de produção, isso repercute na qualidade final do produto”, explica a médica veterinária, Keila Magalhães.
À frente da coordenação do programa Ave Caipira, mantido pela Semasa, a profissional pontua que o trabalho de acompanhamento técnico é realizado presencialmente por meio de visitas e orientações. Nesta etapa, os produtores recebem instruções de como preparar a estrutura física dos galpões onde as aves serão alojadas, o alojamento dos pintinhos de um dia até o momento que antecede o abate das aves. Além do acompanhamento técnico, o programa ainda oferece o serviço de abate o qual é coordenado e monitorado por outras duas médicas veterinárias, responsáveis por garantir a correta aplicação de normas técnicas do Abatedouro Municipal de Aves.
“Neste dia de transmissão de conhecimento, quatro médicas veterinárias irão abordar temas relacionados com suas respectivas áreas de atuação dentro do programa Ave Caipira. Nosso intuito é sanar aquelas dúvidas mais recorrente entre os produtores e contribuir nesse processo tão importante na agricultura familiar, fazendo um link dos benefícios de correto manejo porteira adentro, e garantindo um resultado positivo do produto, tanto financeiro quanto na questão da qualidade dessas aves”, complementa.
O ponto de vista técnico é endossado pelo gestor da pasta, Marlon Zanella. Para ele, tão importante quanto garantir o acesso de pequenos produtores à novas tecnologias, é estimular o uso dessas técnicas dentro da propriedade.
“Uma das atribuições da Administração Municipal é oferecer mecanismos que possam fomentar a economia e a geração de emprego e renda. Na agricultura familiar não tem sido diferente. Ao mesmo tempo em que estamos estimulando o aumento da produção, também estamos investindo, por meio de parceria com o Estado, recursos na ordem de R$ 800 mil para aquisição de equipamentos e modernização do Abatedouro Municipal de Aves. Ou seja, estamos empenhados com o presente, mas sem perder o foco no futuro”, assinala Zanella.
A troca de informações e conhecimento: “Os desafios da avicultura na agricultura familiar” serão realizados na Escola Municipal Matilde Zanatta, no Assentamento Jonas Pinheiro. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas no local, a partir das 15h.
Maiores informações podem obtidas pelo telefone (66) 3544 4731.
Confira a programação do evento
15h – Inscrições
15h15 – Abertura
15h30 – Manejo sanitário (Palestrantes: Marianna Pinto Sartori e Keila Magalhães)
16h – Coffe Break
16h30 – Principais causas de condenação no abatedouro (Mariana Rebouças e Tatiane Mezzalira)
17h – Encerramento
DA ASSESSORIA
