A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), por causa das fortes chuvas. O município acumula prejuízos de cerca de R$ 1,5 bilhão, entre problemas nas lavouras, estradas e até na cidade.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!A prefeitura decretou emergência em 11 de março, sendo reconhecido pela Defesa Civil Estadual em 19 de março. Com o reconhecimento do governo federal, será facilitada a liberação de recursos emergenciais para a cidade, assim como desburocratização para que os produtores possam renegociar contratos.
Segundo o Executivo municipal, a expectativa é que com o aval do governo federal as obras emergenciais, como recuperação de pontes e estrada possam ser feitas com dispensa de licitação, podendo ser executados de forma mais rápida.
Além da produção para exportação, as chuvas também afetaram a agricultura familiar, que acumula prejuízos, comprometendo o programa municipal Mesa Saudável, que distribui alimentos para famílias carentes e também a merenda escolar. “Continuamos à disposição dos agricultores, sejam da agricultura familiar, sejam produtores de commodities, para contribuir no que for preciso para amenizar esta situação, pois sabemos da importância do agronegócio para o município, que é celeiro para o mundo inteiro”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcelo Lincoln.
Folha Max
