Início Geral Sorriso: Mobilização e orientação marcam o dia de combate à violência contra...

Sorriso: Mobilização e orientação marcam o dia de combate à violência contra a pessoa idosa

0

Em 2006, a Organização das Nações Unidas e a Rede Internacional de Prevenção à Violência instituíram 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em alusão à data, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoverá ações de sensibilização e orientação.

Além de palestras, pit stops, rodas de conversa e caminhadas, também será distribuída a cartilha “Cuidar para ser Cuidado”, cujo conteúdo foi elaborado pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

As ações em alusão ao 15 de junho  serão promovidas pela equipe do Centro de Convivência do Idoso (CCI), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e também do Creas. “Esta atuação de várias equipes permite uma abordagem ampla deste tema, que é delicado e merece toda a atenção da sociedade”, destaca a secretária Jucélia Ferro, reforçando que qualquer denúncia de violência contra idosos deve ser feita pelo Disque 100.

 Confira a programação:

Hoje (13 de junho)

No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Praça CEU, o tema está sendo trabalhado por meio de uma roda de conversa e debate com as pessoas atendidas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Amanhã (14 de junho)

Às 6h45, serão feitos pit stops nos semáforos em frente à Prefeitura e  em frente à Escola Ivete Lourdes Arenhardt.  À tarde, as ações de sensibilização serão realizadas junto aos idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), tanto na sede do município, quanto no distrito de Primavera. As cartilhas também serão distribuídas em estabelecimentos comerciais próximos à Área Verde Central.

Segunda-feira (17 de junho)

Será promovida uma caminhada, às 7h30, partindo do Cras São José, pelas ruas do bairro, com faixas e cartazes de conscientização sobre o tema.

Já no Cras São Domingos, serão promovidas, a partir das 13h30, palestras para os idosos: a primeira sobre o combate à violência contra o idoso e a outra sobre primeiros socorros.

Atenção ao Idoso

Além do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos promovido em todos os Cras do município (Cras Praça CEU, Cras São Domingos e Cras São José), Sorriso conta uma equipe especialmente focada no atendimento ao idoso. Como o prédio que abriga o Centro de Convivência do Idoso (CCI) está em reforma, as atividades físicas e recreativas estão sendo desenvolvidas na Associação Atlética Banco do Brasil e no pavilhão comunitário da Capela São Miguel Arcanjo.

DA ASSESSORIA/NÁDIA MASTELLA