Início Editorias Esporte Sorriso: Centenas de pessoas participaram da 8ª Conferência de Saúde que definiu...

Sorriso: Centenas de pessoas participaram da 8ª Conferência de Saúde que definiu propostas para fase estadual

1

Encerrou na tarde de ontem (16) em Sorriso a 8ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Sorriso em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Nesta edição, o tema foi “Democracia e Saúde”, com os eixos temáticos, Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento.

“Este é um momento importante, onde a população pode debater saúde pública e dar sugestão para construirmos uma saúde de qualidade e eficiente,” explicou presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Missio.

Nesta etapa foram definidas as propostas que devem ser apresentadas na conferência estadual, que está programada para acontecer de 16 de abril a 15 de junho. Nas conferências municipais foram eleitos os delegados e as delegadas que participarão das etapas estaduais.

Os participantes eleitos em etapas municipais, estaduais, obedecem uma série de regras regimentais afim de garantir a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades, seja em territórios urbanos ou rurais.

A realização da conferência se faz necessária como ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta temática para o evento neste ano é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.

Este ano a fase nacional será realizada em Brasília, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, será entre os dias 4 e 7 de agosto.

DA ASSESSORIA/ADRIANO CARNEIRO
FOTOS: ADRIANO CARNEIRO