Sexta-feira,29 Março 2024
Posto Smile 550×100
Prefeitura
Início Geral Semsep reforça atuação para reduzir acidentes em Sorriso

Semsep reforça atuação para reduzir acidentes em Sorriso

0

Intensificação de abordagens , utilização de etilômetro para verificar se condutores estão embriagados ao volante, e trabalho conjunto com instituições como a Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Rodoviária Federal, e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) vem reforçando as ações para promover um trânsito mais seguro, tanto na sede do município quanto nos distritos. Além de ampliar as ações do Departamento de Trânsito, a Semsep também, continuamente, atua na revitalização da sinalização de trânsito e na promoção de palestras orientativas.

De acordo com dados da pasta, em novembro  foram registrados 169 acidentes em Sorriso: 93 sem vítimas e 76 com vítimas,  quando é  necessária a atuação do Corpo de Bombeiros para o socorro de envolvidos. O número é 50% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, com 113 registros, sendo 57 sem vítimas e 56 com vítimas.  Já se for levado em consideração os números de  outubro, o aumento é de 16%, visto que naquele mês foram contabilizadas 146 ocorrências, 76 com vítimas e 70 somente com danos materiais.

A adoção de medidas para ampliar a segurança no trânsito sorrisense, que constantemente é impactado pelo aumento do volume de veículos em razão do crescimento do município, vem sendo feita de diversas formas, inclusive com a ordenação do tráfego nas vias. Uma destas medidas é o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), que consiste na implantação de binários, rotatórias e a instalação de novos semáforos, que serão interligados e temporizados , criando as “ondas verdes”.

No entanto, a contribuição de condutores e pedestres é indispensável para a efetiva redução do número de acidentes e a promoção de um ir e vir mais seguro para todos os sorrisenses, bem como para pessoas que passam pelo município. É justamente para promover esta cultura de segurança e responsabilidade no trânsito que a Administração Municipal também articulou, junto a instituições do município, um calendário para a realização de campanhas constantes de sensibilização.

De acordo com o cronograma, a primeira instituição a promover as ações, agora em dezembro, é a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES). Com o mote “Natal Seguro”, a campanha contará com a distribuição de material orientativo, como panfletos e adesivos.

Em janeiro, será a vez da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) dar as boas-vindas a 2020 com a veiculação de vídeos em empresas e instituições e a distribuição de material orientativo com o tema “Trânsito Seguro”.

DA ASSESSORIA/Nádia Mastella