Início Cultura Projeto cultural: Vereadora começa fazer gestão para implantar Escola de Música em...

Projeto cultural: Vereadora começa fazer gestão para implantar Escola de Música em Sorriso

0

A vereadora Elisa Abrahão  esteve visitando no dia (25.10) A Escola de Música de Nova Mutum atende cerca de 400 crianças, adolescentes e jovens, à partir de 6 anos. Com ensino de diversos instrumentos de orquestra sinfônica, além de viola caipira, flauta doce, musicalização e coral. Os alunos vêm realizando concertos e apresentações para a comunidade com a Orquestra Jovem (OJNM), Orquestra Infanto-juvenil (OIJ), Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas, Orquestra de Percussão, Orquestra de Viola Caipira e Núcleo de Vozes.

A vereadora se emocionou ao assistir uma apresentação dos núcleos de coral e viola caipira, enquanto ensaiavam para mais um concerto da TEMPORADA 2018  “Eu me emociono, não consigo segurar as lágrimas, pois é muito lindo a dedicação e é admirável a apresentação dos alunos, impossível não me emocionar”, enalteceu a parlamentar

O presidente da Associação responsável pelo projeto, Alcindo Uggeri juntamente com o diretor, Edmar Nascimento, apresentaram toda a estrutura da escola e também a história da instituição.

A parlamentar explicou que buscava um projeto social voltada para a musicalidade foi quando teve conhecimento da Escola de Música de Nova Mutum. “Confirmei o quanto é maravilhoso este projeto social e irei fazer gestão para que nasça em Sorriso um projeto com essa magnitude”, destacou.

A história

A Escola de Música de Nova Mutum é mantida pela Associação Cultural e Social de Nova Mutum, uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, fundada em maio de 2009. É gerida por uma diretoria voluntária, composta por 25 pessoas da comunidade mutuense, eleita bienalmente e conta com uma equipe de 17 funcionários.

Os alunos são distribuídos nas oficinas de coro infantil, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violino, viola sinfônica, violoncelo, contrabaixo, viola caipira e musicalização.

Cada aluno recebe todo o material didático com métodos, cadernos e partituras, bem como uniforme, instrumento musical e aulas regulares com professores formados em grandes instituições de ensino do Brasil e exterior, além de serem acompanhados por instrutores, que frequentam a Orquestra diariamente, com o compromisso de capacitar cada criança.

Os alunos recebem duas aulas semanais, uma de teoria e outra de técnica instrumental. Participam ainda de dois ensaios semanais com a orquestra, além de ensaios de grupos- Ofertar gratuitamente o ensino dos diversos instrumentos de orquestra a crianças e adolescentes do município de Nova Mutum-MT- Promover os valores da cultura de paz e exercício da cidadania; – Oferecer gratuitamente, à comunidade, concertos e apresentações, enriquecendo a cultura local.

Tem-se na música uma importante ferramenta de transmissão de valores da cultura de paz e outros valores universais junto às crianças e adolescentes, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, de forma justa.  O estímulo do desenvolvimento sensorial e intelectual através da música promove o desempenho pessoal e social dos indivíduos.

Pesquisa junto às famílias e escolas dos alunos atendidos pelo projeto verificou um impacto qualitativo com expressiva melhora no rendimento escolar, no envolvimento com as atividades propostas pela escola regular e no comportamento/socialização dentro da família e do ambiente escolar.

DA ASSESSORIA/