Início Editorias Educação Profissionais da rede pública de saúde de Sorriso serão capacitados para acolhimento...

Profissionais da rede pública de saúde de Sorriso serão capacitados para acolhimento dos pacientes com Autismo

0

Durante esta semana o município de Sorriso foi palco de várias manifestações sobre o dia 2 de abril, o “Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para que pudesse ser trabalhada conscientização acerca do autismo.

Entre as manifestações  em alusão  ao autismo está a realização do 1º Encontro da Rede de Apoio ao Autista, que foi realizada no plenário da Câmara Municipal  de Sorriso.  Na ocasião estiveram presentes representante  da assessoria  pedagógica da Rede Estadual em Sorriso, representantes das entidades,  câmara,  prefeitura, educadores,  entre outros profissionais que se solidarizam a causa.

O secretário de saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro, participou da discussão, na oportunidade o ele explanou sobre a estrutura existente na saúde para acolher e realizar o acompanhamento das pessoas portadora do autismo.

“Nós temos hoje na rede pública de saúde, a para apoiar as pessoas portadores de autismo um vários profissionais como, 8 psicólogos, 2 psiquiatra, 18  fisioterapeutas, 4 fonoaudiólogos, neurologista e recente compramos os serviços médicos de especialidade em neuropediatria, que atendeu 37 crianças em nosso município. Já estamos viabilizando a contratação da neuropediatria novamente para atender nova demanda, tudo custeado pelo município,” explicou o secretário.

Ainda segundo Marchioro, o próximo passo é a capacitação de toda rede para fazer o acolhimento aos pacientes com autismo.

“Vamos agora capacitar todos os médicos e enfermeiros, para realizar acolhimento e o acompanhamento desses pacientes. Para que eles possam ser acolhidos e encaminhados para os profissionais que iram realizar o acompanhamento”, ressaltou ele.

Além dos debates, também foi realizado um pit stop na Praça da Juventude com doação de mudas, para lembrar da importância  da conscientização sobre o autismo.

DA  ASSESSORIA/ADRIANO CARNEIRO
FOTOS: REGINALDO SOUZA/ADRIANO CARNEIRO