Início Saúde Prefeitura de Sorriso realiza primeira etapa do Mutirão de Cirurgias Infantis

Prefeitura de Sorriso realiza primeira etapa do Mutirão de Cirurgias Infantis

0

A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento,  iniciou neste sábado (16) o mutirão de cirurgias infantis de otorrinolaringologia (adenoide, amígdalas e tímpano ) para crianças de até 10 anos. O procedimentos estão sendo realizados no hospital 13 de Maio e custeadas com recursos próprios do município.

A mãe Ângela Borba, levou a pequena Isabela para fazer os procedimentos e se emocionou ao ver a filha sendo atendida.

“Faz mais de 2 anos que aguardamos para fazer essa cirurgia, no particular ficaria R$7 mil reais e não temos condições de fazer. Minha filha sofre muito, não dorme direito a noite, pois tem 80% de adenóide e tampa respiração dela. Com isso, ela respira pela boca e as amígdalas cresceram e ficam dando infecção de  garganta e ouvido. Hoje estou muito feliz, pois sei que agora ela vai viver melhor, agradeço ao prefeito Ari, pois sei que essa cirurgia é obrigação do Estado, mas que Sorriso está fazendo por conta própria. Estou muito feliz mesmo”, contou ela emocionada.

As cirurgias de média e alta complexidade faz parte da responsabilidade do Estado, mas devido as demandas o município esta fazendo através do consórcio.

“Nós com recursos próprios do município, no valor de cerca de R$ 100 mil, estamos fazendo através do Consórcio Público de Saúde do Vale do Teles Pires, no hospital 13 de Maio, que é um dos melhores hospitais particulares.  É sem dúvida nenhuma, a maior satisfação para um gestor poder ver uma mãe com olhos cheios de lagrimas de alegria de saber que sua filha irá ter qualidade de vida. Não tem dinheiro que pague isso”, pontuou o prefeito Ari Lafin.

Nesta primeira etapa, serão realizados 50 procedimentos, mas o objetivo é zerar a fila para crianças desta faixa etária.

“Começaram hoje os procedimentos, essas crianças aguardavam há muito tempo pelas cirurgias. Após essa etapa vamos analisar a situação da demanda e queremos zerar a fila deste tipo de cirurgia, adenoide, amígdalas e tímpano para as crianças de 0 a 10 anos. Estamos muito feliz, pois trabalhamos para a saúde avançar a cada dia, explicou o secretário de saúde e saneamento, Luis Fábio Marchioro”.

DA ASSESSORIA/ADRIANO CARNEIRO