Início Saúde Prefeitura de Sorriso realiza mais 150 cirurgias de cataratas e fecha o...

Prefeitura de Sorriso realiza mais 150 cirurgias de cataratas e fecha o ano com mais de 2 mil cirurgias de olhos realizadas

0
Compartilhar

A 6ª etapa das cirurgias dos olhos de Sorriso será realizada neste fim de semana, sábado (08) e domingo (09). A ação faz parte do “Programa Mais Saúde”, que é custeado com recursos próprios da prefeitura de Sorriso. Nesta etapa serão mais 150 procedimentos de cirurgias de cataratas, que serão realizados através Secretaria de Saúde e Saneamento.

Os procedimentos serão feitos no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), pela equipe médica que vem de Cuiabá. Com esse mutirão, o município já contabiliza mais de 2 mil procedimentos cirúrgicos de olhos, sendo 1990 só de cataratas e pterígio.

“O Programa Mais Saúde, foi implantado pelo prefeito Ari Lafin, em outubro de 2017 e dentro deste programa está o Visão Para Todos, que deve chegar a dezembro deste ano com mais de 2 mil procedimentos realizados de pterígio e e cataratas, mais de R$ 500 mil de recursos próprios do município investidos em procedimentos cirúrgicos dos olhos. Mesmos sendo de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Sorriso fez para dar mais qualidade de vida as pessoas que esperavam muito tempo sem poder enxergar direito” explicou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Os procedimentos de cirurgias de cataratas e pterígios eram realizados em na capital Cuiabá. Os pacientes embarcavam em um ônibus a noite, viajavam a noite toda para realizar a cirurgia pela manhã, depois do procedimento voltavam para Sorriso, onde chegavam a noite.

“Quando começamos os mutirões haviam pacientes aguardando há 5 anos ou mais e agora estamos atendendo pacientes com apenas meses de espera.  Antes eles tinham uma rotina muito difícil, ter que viajar por 4 a 5 horas no pós cirúrgicos, hoje todo procedimento é feito no AME e os já vão para casa repousar, sem desgaste, cansaço ou sofrimento. Isso é muito satisfatório pra nós como gestor, poder atender nosso munícipes e com qualidade e conforto, ou seja de forma mais humanizada”, ressaltou Marchioro.

DA ASSESSORIA/Adriano Carneiro/Fotos: A.Carneiro