Início Cidades Mato Grosso MT: Frente fria será responsável por derrubar temperatura para 15ºC em Cuiabá...

MT: Frente fria será responsável por derrubar temperatura para 15ºC em Cuiabá e 12ºC em Chapada

0

Olhar Direto/Wesley Santiago

A primeira frente fria forte do ano será a responsável por derrubar a temperatura em diversas cidades do país, incluindo Cuiabá. Na capital mato-grossense, a previsão é que os termômetros marquem 15ºC na madrugada do próximo domingo (20). Já em Chapada dos Guimarães, a expectativa é que a mínima chegue a 12ºC. A formação da nova onda frontal acarretará no aumento das áreas de instabilidade. Portanto, chuvas não são descartadas.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esta frente fria é a principal razão para a significativa mudança de tempo em boa parte do país neste final de semana, com chuvas desde a sexta-feira no Sul do país, que deverá perdurar até sábado e parte do domingo, além de aumento de nuvens e chuva para parte do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil.

O ar frio associado a esta frente fria também despencará as temperaturas desde o sul da Região Norte, parte do Centro-Oeste e Sudeste do país, tanto as máximas quanto as mínimas. Entre o Sul, Centro-Oeste e Norte do país a queda da temperatura máxima será mais relevante no sábado e da mínima será no domingo.

Ainda segundo o CPTEC, outro aspecto a ser considerado é a intensificação dos ventos sobre a costa de parte da Região Sul do Brasil, favorecida pela atuação do ciclone extratropical, associado a esta frente fria. Toda frente fria tem associada um ciclone extratropical e dependendo da posição e intensidade deste sistema pode promover ventos intensos. Neste caso, o ciclone estará posicionado próximo da costa do RS, o que deverá causar uma intensificação dos ventos entre o RS, SC e parte do PR, com ventos que poderão atingir os 80Km/h ou mais, em alguns pontos.

Previsão

O CPTEC aponta que, para o próximo sábado (19), a expectativa é que os termômetros de Cuiabá variem entre 22ºC e 27ºC. A probabilidade de chuva é de 80%. Já no domingo (20), a expectativa é que durante a madrugada a mínima chegue a 15ºC, com a máxima de apenas 27ºC. Na segunda-feira (21), os cuiabanos podem ter as primeiras horas do dia com os mesmos 15ºC de mínima.

Já Chapada dos Guimarães, onde costuma ser mais frio, será o destino certo para quem quiser curtir o frio durante o final de semana. No sábado, a expectativa é que a mínima chegue a 18ºC e a máxima a 26ºC. No domingo, a previsão é que os termômetros variem entre 13ºC e 25ºC. Na segunda-feira, a madrugada poderá registrar 12ºC.

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto