Quinta-feira,28 Março 2024
Prefeitura
Posto Smile 550×100
Início Geral Indústria de polpas e doces e Central de Abastecimento serão inauguradas nesta...

Indústria de polpas e doces e Central de Abastecimento serão inauguradas nesta quarta-feira(21)

0

A partir de amanhã (21), os sorrisenses terão uma nova opção para adquirir produtos da agricultura familiar: é que será inaugurada a indústria de polpas de frutas e doces e a Central de Abastecimento e Comercialização (Ceasa) da Cooperriso. A inauguração será as 19 horas no próprio espaço da Ceasa, na Incubadora de Empresas, localizada na Rua Dr. Ari Luís Brandão no Industrial Nova Prata.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, com a despolpoadeira, os produtores cadastrados no Frutifica irão inicialmente produzir polpas de maracujá, goiaba, acerola e abacaxi. “A máquina tem capacidade de produção de mil quilos por hora”, pontua Kuhn. Para a instalação da despolpoadeira foram investidos R$ 205 mil.

Outra novidade é a implantação da Ceasa. “Com a Ceasa o consumidor poderá adquirir os produtos diretamente do produtor com um preço mais em conta. A produção também será melhor conservada. É uma forma mais justa de comercialização e todos ganham com isso. São investimentos muito importantes que a Prefeitura Municipal realiza no município”, ressalta o prefeito Ari Lafin.

Todas as ações integram o projeto Frutifica Sorriso. Hoje o município conta com 95 famílias cadastradas no Frutifica, destas, 40 estão regularmente produzindo frutas em uma área de 60 hectares. São 45 mil mudas de árvores frutíferas. “Contudo, nossa meta é chegar a 100 mil mudas plantadas e produzindo até 2020”, enfatiza o responsável pelo projeto, Serginaldo Palmeira.

Além de adquirir as mudas com valor subsidiado pela Prefeitura Municipal, os produtores cadastrados no programa também contam com assistência técnica especializada, análise de solo e patrulha mecanizada para a construção de tanques de irrigação. Somente nos últimos dois anos, foram construídos 40 tanques de irrigação.

Atualmente, o programa presta auxílio a produtores do Assentamento Jonas Pinheiro, Projeto Casulo, Cinturão Verde e do Distrito de Boa Esperança que cultivam manga, goiaba, coco, acerola, pinha, romã, mamão, maracujá e uva, comercializados no mercado local e regional. “Mas estamos abertos para atender qualquer produtor interessado, de pequeno, médio ou grande porte. Basta só procurar a Prefeitura Municipal, por meio da SAMA no horário das 7 horas às 13 horas”, finaliza o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn.

Serviço:

O que: inauguração da indústria de polpas de frutas e doces e da Central de Abastecimento

Data e horário: amanhã, 21 de agosto, às 19 horas

Local: Rua Dr. Ari Luís Brandão, Industrial Nova Prata

DA ASSESSORIA/Claudia Lazarotto/Fotos: Decom