Início Editorias Política Empresa apresenta os primeiros resultados do estudo para nova licitação do transporte...

Empresa apresenta os primeiros resultados do estudo para nova licitação do transporte coletivo

0

Representantes da Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda., empresa que está fazendo o planejamento do transporte coletivo para o município apresentaram, na manhã de hoje (25), o resultado inicial do trabalho, que vai nortear ainda a nova licitação para concessão deste serviço em Sorriso.

A empresa já mapeou as demandas do município e esboçou soluções para os gargalos existentes, com alternativas de linhas e otimização do transporte coletivo, ainda incipiente no município. “O transporte coletivo eficiente induz o crescimento da cidade e promove sua organização”, comenta o engenheiro civil José Carlos Xavier.

O material, com o mapeamento atual e a projeção de uma nova estrutura de transporte coletivo, foi apresentado ontem à equipe técnica da Secretaria da Cidade e hoje pra os integrantes da Comissão do Transporte Coletivo, formado por representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess). “Fizemos um trabalho detalhado, analisando a estrutura dos pontos de ônibus, o ‘sobe e desce’ nos veículos, as linhas existentes, e as dificuldades enfrentadas tanto pelos usuários do transporte quanto pelo empresário que detêm a concessão”, acrescenta.

Até metade do ano, deve ser entregue o estudo finalizado para que seja feita a nova licitação ainda em 2019. “A intenção é garantir a sustentabilidade destas ações ligadas ao ordenamento urbano levando-se em consideração o crescimento constante de Sorriso, que fica na casa dos 7% ao ano”, explica o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira.

O diagnóstico também leva em consideração a absorção do transporte escolar e teve o custo de R$ 148 mil. O contrato foi assinado em janeiro deste ano e a escolha da empresa foi feita por meio de licitação.

TEXTO: NÁDIA MASTELLA
FOTOS: CLEITON ISIDORO