Início Editorias Educação Assessoria Pedagógica reúne educadores para debater Documento Referência Curricular de MT

Assessoria Pedagógica reúne educadores para debater Documento Referência Curricular de MT

0

Cerca de 50 profissionais da educação do município de Jaciara (144 quilômetros ao sul de Cuiabá) participaram, na manhã desta sexta-feira (26.04), de um encontro de estudo do Documento Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento ocorreu na Assessoria Pedagógica da cidade e contou com professores e gestores da rede pública e privada. Esse foi o primeiro debate envolvendo o documento.

A assessora pedagógica Aracy Maria dos Santos explica que se tratou de uma reunião básica de repasse de informações, uma vez que no início do mês de março, o documento foi discutido em Cuiabá com assessores pedagógicos de todo o Estado, com o compromisso de fazer o repasse em suas regiões de atuação.

“Vamos trabalhar nosso currículo baseado nesse documento. O objetivo desse encontro é a aplicação da BNCC do ensino infantil e fundamental”, destaca.

Aracy acrescenta que o debate foi positivo, pois os participantes expuseram seus pontos de vista, realizando uma verdadeira troca de experiências do ensino fundamental.

No entendimento da diretora da Escola Estadual São Francisco, Lucelena Maria de Vasconcelos, existe o desafio de inovar a prática pedagógica, de refazer alguns conceitos e algumas concepções que tinha anteriormente. “O documento tem adequações que vão contribuir para que os alunos, enquanto protagonistas, sejam prioridade na educação em Mato Grosso”, frisa.

Para a coordenadora de educação da Rede Municipal de Jaciara, Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva, o decreto não é um currículo, mas uma orientação para a elaboração do currículo na escola e para a estruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP). “Precisamos de uma educação com significado, com um trabalho que dê resultado na vida da criança, na vida prática, enfim, uma educação para a vida”, ressalta.

Adilson Rosa | Seduc MT